Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.

Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.
acervo particular - Cristina Mouro - Equipe de Paisagismo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

planta do mês de outubro - Orquídea


Orquídea.. Não tem quem não goste dela!! Paixão entre as mulheres e, entre os homens também.. Quem pode, não hesita em presentear orquídeas ao invés de rosas..
Realmente é uma flor que chama a atenção de todos. Seja de qualquer das suas espécies, ela não passa desapacerbida pelas pessoas. Todas apontam e comentam. A maioria só conhece as espécies mais comuns, mas ela é uma espécie bem diversificada e que, mesmo sem apresentar flores tão vistosas, apresenta características únicas. Uma, por exemplo, exala cheiro de chocolate.A Orquídea é perene. Após a floração, que dura aproximadamente 3 meses, ela produzirá flores todos os anos, até sua morte. Até lá, já deixou descendentes para perpetuar a espécie. Gosta de sombra e meia sombra e muita humidade. Prenda-a em uma árvore sombreada, com bastante material orgânico (raspas de xaxim), e ela vai lhe presentear com suas flores anualmente. uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Catlea, Phalanoepsis, Dendobriun.. Muitas espécies. Escolha a sua preferida.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Expoflora - Holambra - SP


Essa feira é uma daquelas que vale a pena conhecer. Muito bem organizada, com diversos pavilhoes: um voltado para flores em geral, outro para paisagismo, e outro para arranjos para cerimônias. Fora a quantidade de comércio (voltados ou não para plantas), passeios para fazendas produtoras próximas, e muita comida e música típicas.
A entrada é meio salgada (R$ 28,00), mas, vc pode passar um dia inteiro lá, passeando e aproveitando o dia. Todo o centro de exposição é decorado, muita música, muita animação.. Você acaba aproveitando cada minuto. Agora, se prepare: É lotado!!!! Muita paciência que pode se ver tudo com bastante tempo de sobra. Novidades? Bamboo panda e os antúrios nas cores Preta e Verde. Também tem a mini orquídea, que tem um preço desproporcional ao seu tamanho.. rs
A mostra de paisagismo ficou na mesmice em alguns espaços, outros não são funcionais.. mas, alguns espaços mostraram uma roupagem nova para velhos componentes (tipo hortas ou jardins verticais). Muitas boas idéias podem ser aproveitadas desse espaço.

Do espaço de arranjos para cerimônias, tirando os excessos muito comuns nessa área, é muito bonita aos olhos.. muitas idéias com material reciclado e novos tipos de arranjos..
Passeios: Escolha uma visita a Fazenda Terra viva (campos de flores e mostra de novidades) ou para a Fazenda produtora de Rosas (mas só produzem a rosa vermelha..)
Depois, se jogue nas comidas típicas (ou não muito.. rsrs) e visite os arredores da cidade.. vá até o moinho, veja a dança das crianças.. veja a árvore dos tamancos. E revisite tudo!

A mostra faz bem a alma e aos olhos.

Para idéia de como chegar, quanto gastar.. procure o site: www.sonhoverdeplantas@blogspot.com

Feira das Flores - Atibaia


Como eu havia prometido, visitei a Feira de Flores e do Morango em Atibaia, e agora, trago as novidades.
Na realidade, Atibaia é uma estância climática.. para turismo, não tem muito o que ver. A Rodoviária é pequeníssima, a cidade um ovo.. Acho que só se movimenta mesmo em época da Feira. E esta, sinceramente, muito limitada, se comparada com outras sobre o mesmo assunto, que acontecem nos arredores (como a Expoflora, por exemplo).
A Feira fica na parte alta da cidade, no Parque Municipal (que é lindo, por sinal). A entrada custa R$ 18,00. Vá seguindo o fluxo para visitar os stands.. São dois ou três grandes espaços com arranjos de plantas (em especial de orquídeas e rosas).. o resto são stands de venda de plantas ou de quinquilharias em geral. Comida é farta! Como a colônia japonesa é forte na região, muita oferta de comida oriental. Danças, música tb japonesas, animam a visita.

No mais, vc não gastará mais do que meio dia na feira. Por isso, não vá com muitas expectativas.. Se for em família, gaste o resto do tempo aproveitando o parque que é muito simpático. Lá tem um mini museu de história natural que vai agradar em cheio as crianças e curiosos.

Para dicas de custos, como chegar e etc.. procure o site: turistasemochileiros.blogspot.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Planta do Mês de Agosto - Dracena Surculosa


Esta Dracena é uma planta decorativa de interiores que preenche qualquer ambiente com muita elegância.. e o mais importante: manutenção muito simples. Ela é durável, necessita de pouca água, tolera pouca luminosidade.. é uma planta excelente pra quem quer ter verde em casa, mas, esquece de cuidar ou não tem luz plena.
Suas folhas são lanceoladas e apresentam pequenas manchas amareladas, meio enevoadas.. Esse é o seu diferencial.
Na foto acima, a espécie foi utilizada num home theater, junto a uma janela que abre para a área externa de uma cobertura. Bem adubada, com espaço para crescer, será uma planta de excelente durabilidade.
Família: Liliaceae (ou Agavaceae).
Origem: África.
Persistência das folhas: Permanente

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Feiras de Flores

Ah, Primavera chegando.. e lá vem as novidades!!
Em Setembro, duas feiras vem com força, com novidades nos setores de paisagismo:

Expoflora - http://eptv.globo.com/expoflora/
Feira de Flores - http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/Visitantes/Noticias.aspx?IdNoticia=18

Esta que vos fala irá neste feriado visitar ambas. Postarei detalhes depois.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Planta do Mês de Agosto - Angelônia



Essa forração é a novidade da estação. Chegou tímida mas já vem ganhando vários fãs. Como forração, ela é pequena, de cor verde claro, com flores em forma de espiga, lembrando a boca de leão. Podem ser brancas, rosáceas, lilases.. A maioria inclusive, apresenta cheiros parecidos a maçã verde e uva.
Como seu nome já sugere, parecem anjinhos flanando em cima do verde de suas folhas lanceoladas, espalhadas em bordaduras no jardim. Delicada, mas, rústica. Fica linda se combinada com outras forrações pendentes. Deve ser cultivada em sol fértil, com bom dreno, a pleno sol. Bem adaptado ao nosso clima (obs: em climas mais frios, considera-se planta anual)

Dados Científicos:
Nome Científico: Angelonia angustifolia
Nome Popular: Angelônia
Família: Plantaginaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central, México e América e do Sul

planta do mês de julho - Pata de Elefante


Estou meio atrasada nas postagens.. por um bom motivo.. muito trabalho.. rs
Bom, vamos ao que interessa: Neste mês, nossa plantinha em destaque é a Pata de Elefante, ou Nolina.
Especial, diferente, charmosa, rústica.. Fica bonita no meio de um jardim, ou em um vaso que permita seu desenvolvimento.
Mesmo quando ainda é uma mudinha, sua característica principal, a base do caule em forma de pata de elefante (note que tem até aquelas rachaduras) já se apresenta. Essa formação se deve a resistência da planta aos períodos de estiagem - funciona como uma depósito de água. Sua cabeleira também é um atrativo a parte. Não a confundam com uma palmeira. Ela é um arbusto, e pode chegar até 5 metros de altura, quando adulta e quando plantada no chão.
A pata de elefante não exige uma manutenção mais dedicada, mas, independente de sua rusticidade, alcança valores bem significativos no mercado paisagístico. Ela é cultivada a sol pleno, em solo bem adubado, com pouca irrigação. Ela não tolera encharcamento!!


Dados Científicos:
Nome Científico: Beaucarnea recurvata
Sinonímia: Beaucarnea tuberculata, Nolina recurvata, Nolina tuberculata
Nome Popular: Pata-de-elefante, nolina, biucarnea
Família: Ruscaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Planta do Mês de Junho - Grama Amendoim


Esta forração é a nova coqueluche entre os jardineiros/paisagistas e curiosos. Uma forração que imita a planta amendoim (dai seu nome), mas decorativa. Ela ocupa todo o espaço do jardim a ela destinado e assume a forma que vc desejar: Arredondada, em curva, quadrada.. vc pode usar para fazer ondas no jardim, arrematando canteiros e espaços.
Necessita de sol (pleno ou em turnos) e terreno com boa adubação. Depois disso, se contenta com agua em abundância, boa drenagem e adubos períodicos, de 6 em 6 meses.
Aguenta seca, mas não tolera geada.
Dados Científicos:
Nome: Arachis repens (Grama-amendoim, amendoim-rasteiro, amendoinzinho, amedoim-forrageiro)
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Detalhe para as florzinhas simpáticas que polvilham o seu colchão verde. Um detalhe bem charmoso no jardim

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fotos de Clientes






Recebi umas fotos de uma cliente nossa e resolvi postar. Ficaram lindas! Ah, todas foram tiradas aqui na nossa chácara.. chato né? rsrs

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PLANTA DO MÊS - MAIO DE 2010


Cyca Revoluta. Conhecem? Certamente que sim.. a famosa Palmeira SAGU. São duas as espécies, mas a mais comum é a revoluta. Quem nunca ouviu falar que esta palmeira é herança pra filhos e netos? Isso por que, demora horrores pra crescer, e, quando cresce, seu preço é medido pelo tronco.. ou seja.. herança dos dois lados.. rs

Mais uma ótima opção para todos os tipos de jardins/vasos/canteiros, desde que: A terra esteja sempre bem adubada, seja permeável (se ficar empapada, ele apodrece.. isso é certo!) e que tenha bastante sol!! Coloquem em varandas, em vasos ou em canteiros pré moldados.. Coloquem em jardins pequenos ou grandes.. ela sempre valoriza o ambiente. Evitem porém, mistura-la com muitos elementos. Eu gosto de usar pedras ou pedriscos e só. Uma planta forração também pode ser usada. Mas, ressalto que, a graça é valorizar o Sagu por si só. Folhas rígidas e que espetam (não tanto quanto a Phoenix, mas cuidado com crianças)

Dados Técnicos:
Nome Científico: Cycas revoluta
Nome Popular: Cica, sagu, palmeira-sagu
Família: Cicadaceae
Divisão: Gimnospermae
Origem: Japão e Indonésia
Ciclo de Vida: Perene

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PLANTA DO MÊS - ABRIL DE 2010

Vriesia Imperiallis.. Esta é a imperatriz das bromélias. Na minha opinião, um coringa em qualquer jardim. Algumas pessoas ainda nutrem um certo preconceito quanto ao cultivo de Bromélias (já falei disso aqui no blog). Mas, ainda sou sua fã e usu-as frequentemente em meus projetos, por serem duráveis, bonitas e fácil manejo.

Este gênero reúne várias espécies, mas a espécie imperiallis se diferencia basicamente pelo seu tamanho, que possui um diâmetro médio (em sua maioridade) de 0,60 a 1,00 de largura. Nativa das florestas úmidas subtropicais, gosta de ambientes úmidos e sombreados, mas esta espécie em especial se adapta bem a área com boa incidência solar.
Terrestre, sua reprodução se dá por sementes (que ela produz a partir da sua flor, que anuncia a sua morte), ou por brotos, que sempre estão por perto de sua base.
Sua característica principal é a folha, bem mais dura que a das bromélias comuns e que quando nova, apresenta-se avermelhada. Esta cor vai sumindo com o passar dos anos.

Nome científico: Vriesia imperialis
Nome popular: Bromélia imperial, Bromélia gigante.
Família: Bromeliaceae
Origem: Brasil
Porte: Até 1,50 m de altura.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PLANTA DO MÊS - MARÇO DE 2010


IXORA - Esta é a planta do Mês de março. Versátil, resistente, vistosa e de fácil manejo. Esta planta é um coringa em todos os jardins que recebam uma boa inscidência de sol (de preferência, sol da tarde) e que sejam bem irrigados. Ela é propria de jardins de clima quente (pessoal do Sul, perdão novamente! rs)

A ixora é um arbusto de aspecto compacto e com folhas de uma textura parecida ao couro. Muitas pessoas a conhecem como Louro do jardim, já que suas folhas parecem a deste tempero. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai beija flores, borboletas, etc.
Esta espécie se apresenta em subespécies, de acordo com seu tamanho ou tamanho da folha. Ixora middi (crece a meia altura e floresce todo o ano); ixora minni (com folhas miúdas, excelente para bordaduras pequenas); ixora comum (caules espalhados e crescimento rápido0; ixora coccinea (caules mais fechados, aspecto denso e crescimento mais lento0; ixora jamaica ou africana (com flores espetacularmente grandes!).

Dados Técnicos:
Nome Científico: Ixora coccinea
Sinonímia: Ixora coccinea var intermedia
Nome Popular: Ixora, Ixora-coral
Família: Rubiaceae (mesma família do café..)
Divisão: Angiospermae
Origem: Índias Orientais e Malásia
Ciclo de Vida: Perene

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DICAS

Bromelias x Dengue
Nesta época de calor, o medo é um novo surto de Dengue. E a grande vilã da estória é a Bromélia. Gente.. vamos mudar este conceito. A pobre está sendo destruída indiscriminadamente. E não precisa ser assim.. basta tomar alguns cuidados:

1) Bromélia em placas - Molhe bem a placa e molhe pouco a bromélia. Depois de umas horas, volte e derrame o líquido que sobra dentro do copo.

2) As larvas aparecem em água limpa e parada. Então, vamos fazer o contrário:Pegue borra de café (aquele pó que sobra no coador) e jogue no copo das bromélias. Na hora de irrigar seu jardim, direcione um jorro de agua diretamente no copo delas.

Fácil e prático e a favor da saúde!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PLANTA DO MÊS - FEVEREIRO DE 2010


Entrando no clima das folias de Momo, escolhi uma planta bem colorida pra alegrar a nossa página: Este é o Cróton, ou brasileirinho como o pessoal geralmente conhece. Exuberante e muito colorido. Seu cale é lenhoso e sua seiva tóxica (ao contato com a pele podem surgir pequenas erupções ou coceiras). Sua folhagem pode variar entre afiladas, ovaladas, retorcidas.. e sua coloração pode vairar entre amarelos, roxos, vermelhos, brancos e laranjas, mas sempre muito colorido e chamativo. São plantas de sol pleno, ou seja, precisam de luz para ficarem saudáveis e bem coloridas. São tropicais e não toleram geadas.

Essa planta pode alcançar 3 metros de altura e suas flores são insignificantes. Muito utilizado como planta isolada ou em pequenos renques (tipo cercas vivas). Com um pouco de paciência, podem ser adaptadas para interiores, mas desde que em ambientes com boa ventilação, umidade e longe do ar condicionado!

Dados Técnicos:
Nome Científico: Codiaeum variegatum
Nome Popular: Cróton, brasileirinho
Família: Euphorbiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene

Bom Carnaval para Todos!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PLANTA DO MÊS - JANEIRO/2010


Esta é a Arundina Bambusifolia. Se acostumem.. Sempre inciarei a descrição com o nome científico (Latim) e depois, parto pro popular.. rs. A arundina, chamada popularmente de Orquídea Bambu, é muito utilizada como bordadura de modo a formar touceiras ou grandes renques. Eu particularmente, acho que em muros ou cantos fica linda. Apresenta caule juncoso, que se erguem até pelo menos 2,00 mts altura. Suas folhas são finas e lanceoladas (forma de lança). Suas flores se formam no verão, em tonalidade lilás.

Ela pode ser cultivada a meia sombra ou sol pleno, desde que em solo rico e adubado. Atenção pois ela não tolera geada (pena pro pessoal do Sul!!)

Dados Técnicos- Família:Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Burma (vem de longe né?)
Ciclo de Vida: Perene (ou seja, bem tratada, dura um tempão!!!)

Ela é linda, rústica e de crescimento rápido. Vale a pena ter em seu jardim.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Criei este blog para servir de discussão sobre paisagismo, plantas, vasos, decoração e tudo mais que for interessante para deixar os nossos ambientes, sejam comerciais ou nossas residências, mais bonitos e aconchegantes.