Este é um espaço dedicado a troca de informações, dicas, sugestões e críticas também (por que não) sobre o vasto mundo das Plantas e por consequência, paisagismo e decoração em geral. A Nossa intenção é transmitir o nosso conhecimento sobre as espécies, divulgar sites que possam enriquecer ou acrescentar algo em nosso conhecimento e trocar idéias sobre assuntos correlacionados a este assunto tão estimulante. Vejo todos por aqui! Cristina. Tel (21) 2441-3941/3943
Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
PLANTA DO MÊS - MARÇO DE 2010
IXORA - Esta é a planta do Mês de março. Versátil, resistente, vistosa e de fácil manejo. Esta planta é um coringa em todos os jardins que recebam uma boa inscidência de sol (de preferência, sol da tarde) e que sejam bem irrigados. Ela é propria de jardins de clima quente (pessoal do Sul, perdão novamente! rs)
A ixora é um arbusto de aspecto compacto e com folhas de uma textura parecida ao couro. Muitas pessoas a conhecem como Louro do jardim, já que suas folhas parecem a deste tempero. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai beija flores, borboletas, etc.
Esta espécie se apresenta em subespécies, de acordo com seu tamanho ou tamanho da folha. Ixora middi (crece a meia altura e floresce todo o ano); ixora minni (com folhas miúdas, excelente para bordaduras pequenas); ixora comum (caules espalhados e crescimento rápido0; ixora coccinea (caules mais fechados, aspecto denso e crescimento mais lento0; ixora jamaica ou africana (com flores espetacularmente grandes!).
Dados Técnicos:
Nome Científico: Ixora coccinea
Sinonímia: Ixora coccinea var intermedia
Nome Popular: Ixora, Ixora-coral
Família: Rubiaceae (mesma família do café..)
Divisão: Angiospermae
Origem: Índias Orientais e Malásia
Ciclo de Vida: Perene
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário