Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.

Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.
acervo particular - Cristina Mouro - Equipe de Paisagismo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PLANTA DO MÊS - MARÇO DE 2010


IXORA - Esta é a planta do Mês de março. Versátil, resistente, vistosa e de fácil manejo. Esta planta é um coringa em todos os jardins que recebam uma boa inscidência de sol (de preferência, sol da tarde) e que sejam bem irrigados. Ela é propria de jardins de clima quente (pessoal do Sul, perdão novamente! rs)

A ixora é um arbusto de aspecto compacto e com folhas de uma textura parecida ao couro. Muitas pessoas a conhecem como Louro do jardim, já que suas folhas parecem a deste tempero. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai beija flores, borboletas, etc.
Esta espécie se apresenta em subespécies, de acordo com seu tamanho ou tamanho da folha. Ixora middi (crece a meia altura e floresce todo o ano); ixora minni (com folhas miúdas, excelente para bordaduras pequenas); ixora comum (caules espalhados e crescimento rápido0; ixora coccinea (caules mais fechados, aspecto denso e crescimento mais lento0; ixora jamaica ou africana (com flores espetacularmente grandes!).

Dados Técnicos:
Nome Científico: Ixora coccinea
Sinonímia: Ixora coccinea var intermedia
Nome Popular: Ixora, Ixora-coral
Família: Rubiaceae (mesma família do café..)
Divisão: Angiospermae
Origem: Índias Orientais e Malásia
Ciclo de Vida: Perene

Nenhum comentário:

Postar um comentário