Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.

Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.
acervo particular - Cristina Mouro - Equipe de Paisagismo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Planta (???) do mês de Julho

Sim..já reparei que não postei uma foto de plantas, como sempre faço.. mas de vaso. Estou atrasada nas minhas postagens então resolvi inovar.. vou falar sobre vasos!!!

Este vaso em particular é o que está super na moda atualmente.. um vaso de vidro translúcido, com suporte em alumínio e rodinhas de silicone. No nosso caso, posso fazer de vários tamanhos, quadrados, retangulares e até trapezoidais!! A sua vantagem é que ele é leve, pode ser levado para qualquer lugar, deixa o ambiente mais leve, mais natural, já que seu interior pode ser preenchido com conchinhas, pedriscos, pedras ou o mais indicado, casca de pinus. A desvantagem, é claro, é a sua fragilidade, pois, mesmo sendo fabricado em 6mm, ainda assim é vidro, e uma pancada mal dada, não tem jeito! O ideal é que fique em ambientes internos, pois, do contrário, pode encher de agua e acabar apodrecendo a raiz, ou os materiais que estão em seu interior. 

Este é o bom e velho vaso de cerâmica ou barro. Meu queridinho, se me dão a permissão de elogia-lo.. rústico, fico lindo em arranjos com seixos, argila expandida ou casca de pinus.. dar um ar mais natural acredito.. Vantagens: Troca umidade com a terra de seu interior.. Desvantagens: Quebram com facilidade e, o pior de tudo.. se não forem impermeabilizados por dentro, ou resinados por fora, começam a escurecer ou mesmo criar um musgo por excesso de umidade. Podem ser utilizados dentro ou fora de casa, sem regra definida, e são fabricados desde o mais pequeno para uma muda de salsinha por exemplo, até para palmeiras de grande porte.

Este é o vaso de cimento.. queridinho entre os paisagistas, pois é o BBB - Bom, Bonito e Barato. Melhor relação custo x benefício. Ele é não é o mais caro de todos, mas, certamente, é o mais durável. Prático, fácil de limpar, se for lascado, basta dar uma mãozinha de nata de cimento ou uma tinta e pronto. Sua desvantagem é o peso! Quanto maior, mais pesado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário