Sim..já reparei que não postei uma foto de plantas, como sempre faço.. mas de vaso. Estou atrasada nas minhas postagens então resolvi inovar.. vou falar sobre vasos!!!
Este vaso em particular é o que está super na moda atualmente.. um vaso de vidro translúcido, com suporte em alumínio e rodinhas de silicone. No nosso caso, posso fazer de vários tamanhos, quadrados, retangulares e até trapezoidais!! A sua vantagem é que ele é leve, pode ser levado para qualquer lugar, deixa o ambiente mais leve, mais natural, já que seu interior pode ser preenchido com conchinhas, pedriscos, pedras ou o mais indicado, casca de pinus. A desvantagem, é claro, é a sua fragilidade, pois, mesmo sendo fabricado em 6mm, ainda assim é vidro, e uma pancada mal dada, não tem jeito! O ideal é que fique em ambientes internos, pois, do contrário, pode encher de agua e acabar apodrecendo a raiz, ou os materiais que estão em seu interior.
Este é o bom e velho vaso de cerâmica ou barro. Meu queridinho, se me dão a permissão de elogia-lo.. rústico, fico lindo em arranjos com seixos, argila expandida ou casca de pinus.. dar um ar mais natural acredito.. Vantagens: Troca umidade com a terra de seu interior.. Desvantagens: Quebram com facilidade e, o pior de tudo.. se não forem impermeabilizados por dentro, ou resinados por fora, começam a escurecer ou mesmo criar um musgo por excesso de umidade. Podem ser utilizados dentro ou fora de casa, sem regra definida, e são fabricados desde o mais pequeno para uma muda de salsinha por exemplo, até para palmeiras de grande porte.
Este é o vaso de cimento.. queridinho entre os paisagistas, pois é o BBB - Bom, Bonito e Barato. Melhor relação custo x benefício. Ele é não é o mais caro de todos, mas, certamente, é o mais durável. Prático, fácil de limpar, se for lascado, basta dar uma mãozinha de nata de cimento ou uma tinta e pronto. Sua desvantagem é o peso! Quanto maior, mais pesado!