Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.

Paisagismo - Rio de Janeiro - R.J.
acervo particular - Cristina Mouro - Equipe de Paisagismo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Planta do Mês de Agosto - Angelônia



Essa forração é a novidade da estação. Chegou tímida mas já vem ganhando vários fãs. Como forração, ela é pequena, de cor verde claro, com flores em forma de espiga, lembrando a boca de leão. Podem ser brancas, rosáceas, lilases.. A maioria inclusive, apresenta cheiros parecidos a maçã verde e uva.
Como seu nome já sugere, parecem anjinhos flanando em cima do verde de suas folhas lanceoladas, espalhadas em bordaduras no jardim. Delicada, mas, rústica. Fica linda se combinada com outras forrações pendentes. Deve ser cultivada em sol fértil, com bom dreno, a pleno sol. Bem adaptado ao nosso clima (obs: em climas mais frios, considera-se planta anual)

Dados Científicos:
Nome Científico: Angelonia angustifolia
Nome Popular: Angelônia
Família: Plantaginaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central, México e América e do Sul

planta do mês de julho - Pata de Elefante


Estou meio atrasada nas postagens.. por um bom motivo.. muito trabalho.. rs
Bom, vamos ao que interessa: Neste mês, nossa plantinha em destaque é a Pata de Elefante, ou Nolina.
Especial, diferente, charmosa, rústica.. Fica bonita no meio de um jardim, ou em um vaso que permita seu desenvolvimento.
Mesmo quando ainda é uma mudinha, sua característica principal, a base do caule em forma de pata de elefante (note que tem até aquelas rachaduras) já se apresenta. Essa formação se deve a resistência da planta aos períodos de estiagem - funciona como uma depósito de água. Sua cabeleira também é um atrativo a parte. Não a confundam com uma palmeira. Ela é um arbusto, e pode chegar até 5 metros de altura, quando adulta e quando plantada no chão.
A pata de elefante não exige uma manutenção mais dedicada, mas, independente de sua rusticidade, alcança valores bem significativos no mercado paisagístico. Ela é cultivada a sol pleno, em solo bem adubado, com pouca irrigação. Ela não tolera encharcamento!!


Dados Científicos:
Nome Científico: Beaucarnea recurvata
Sinonímia: Beaucarnea tuberculata, Nolina recurvata, Nolina tuberculata
Nome Popular: Pata-de-elefante, nolina, biucarnea
Família: Ruscaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México